Pierre Henry’s House of Sounds

Bergjord_Pierre HenryUm livro fotográfico belo e emocionante de Geir Egil Bergjord — uma obra de fato muito especial — agora está ao alcance de todos nós e pode ser folheado de maneira muito conveniente na Internet.

Em cerca de uma centena de fotos magníficas, Bergjord nos leva para dentro de uma casa muito peculiar, situada em 32, Rue de Toul, Paris, onde vive e trabalha o compositor Pierre Henry. Naquele microcosmos, uma verdadeira “instalação” habitada por seu criador, tudo gira em torno do som, de suas associações e conotações, da música, da sua história, e também — intensamente — em torno da memória.

Pierre Henry é um dos pioneiros da “fase heróica” da música concreta, no final dos anos 40 e início dos 50, juntamente com Pierre Schaeffer — com quem, aliás, compôs a famosa “Symphonie pour un homme seul“. Também é o autor de clássicos da musique concrète como “Concerto des ambiguités“, “Microphone bien témperé”, “Le voile d’Orphée” e outros. Sua produção se estende por décadas, até os anos 90 do XX. (Você pode escutar várias dessas composições na extraordinária antologia histórica de música eletrônica/eletroacústica preparada por Caio Barros para a UbuWeb.)

O ensaio fotográfico de Bergjord, com grande sensibilidade, e tomado de muita empatia com o morador assaz especial daquela casa — veja, no relato pessoal às pp. 217-218, como o fotógrafo não deixa de ser um fã — nos faz pensar, sonhar e, verdadeiramente, ouvir com os olhos.

Esta descoberta imperdível foi comunicada por Hermann Helmholtz (do Facebook), grande garimpeiro/a e compartilhador/a de tesouros relacionados com a música de invenção e suas intersemioses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s