Billy Cobham está chegando

Foto: Tim Brooks (notesonjazz.blogspot.com) - ou Heinz Kronberger (www.drummerworld.com)

Um dos maiores bateristas de todos os tempos, lenda viva do seu instrumento no panorama no jazz-rock (e também em outras linguagens), o grande Billy Cobham, irá se apresentar no Sesc Pinheiros nos dias 28 e 29/01/11 (sábado e domingo). Estou na maior expectativa para o show de domingo. Admiro o trabalho do Maestro há três décadas.

A Mahavishnu em 1973. (Wikipedia)

Billy despontou com mais força no cenário musical quando tocou (entre 1969 e 1979) com Miles Davis — fazendo parte daquele time que, liderado pelo trompetista, deflagrou a revolução do jazz elétrico, de Bitches Brew até Circle in the Round — e também quando participou daquela máquina musical avassaladora e inesquecível que foi a Mahavishnu Orchestra liderada por John McLaughlin. Os discos da MO (cinco dos quais foram reeditados no Brasil num pack econômico da Sony BMG) mostram um Billy alucinado, com um virtuosismo, energia, criatividade e precisão aparentemente inesgotáveis. (Antes, bem no início da carreira, BC já havia tocado com gente boa como Horace Silver, George Benson, John Abercrombie e Michael Brecker.)

.

Enquanto o domingo não chega, vou me preparando mentalmente para o show escutando trabalhos como os discos solo Warning (1985) e Focused (1999), bem como a memorável jam session (de lavar a alma — certamente valerá uma resenha aqui, oportunamente) Live at The Greek (1994), com Stanley Clarke, Larry Carlton, Deron Johnson e Najee, bem como os clássicos da Mahavishnu. Espero postar aqui comentários após o show. Aguardem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s